Alunos de Engenharia Urbana são aprovados em Programas de Pós-graduação da UFMG e UFOP

Dezembro 22, 2022

mestrados

Ana Luíza Félix, Ana Luíza Rodrigues e Mateus Gonçalves foram aprovados nos Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG), Geotecnia e Transportes (UFMG) e Engenharia de Produção (UFOP), respectivamente.

Esses discentes da primeira turma da Engenharia Urbana (UFOP) identificaram nesses programas a oportunidade de especialização nas grandes áreas desse curso pioneiro de graduação.

As seleções foram baseadas em distintas etapas: avaliação de currículo, projeto de pesquisa e arguição, entrevistas e ou prova de conhecimentos específicos. Ademais, espera-se que os selecionados tenham direito a recebimento mensal de bolsa durante o período em que estiverem vinculados ao programa, visto a dedicação exclusiva. Os cursos duram cerca de 24 meses.

Mateus Gonçalves citou sua experiência: "quando escolhi a UFOP e o curso recém-criado de Engenharia Urbana, não imaginava que viveria tantos momentos incríveis. Hoje avanço mais uma etapa, ao ser aprovado na Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFOP. Esta conquista se soma às demais escolhas feitas durante o curso, que ampliaram as minhas vivências. Cito como exemplo os projetos de extensão, iniciação científica, os trabalhos propostos nas disciplinas e outros. Em reconhecimento, carrego comigo as trocas com toda a equipe do jovem DEURB, além de experiências advindas de outras pessoas e outros departamentos (DEAMB, DEARQ, DECIV, DEPRO…). O que reforça o papel multidisciplinar, inclusivo e dinâmico o qual o curso de Urbana e a universidade pública se propõem. Avante!"

Ana Luíza Félix acrescentou a importância de suas vivências ainda na graduação para essa conquista: “'a minha aprovação no mestrado do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é fruto de um ensino de excelência encontrado na Universidade Federal de Ouro Preto. Especialmente o Departamento de Engenharia Urbana sempre teve profissionais empenhados em construir um curso de excelente qualidade que contribuíram muito para essa conquista. Participar de projetos de extensão, iniciação científica e monitoria durante a graduação em Engenharia Urbana, e a iniciativa dos professores em manter o tripé da educação (ensino, pesquisa e extensão) possibilitou que tivesse diversas experiências no curso e foi fundamental para meu preparo para o ingresso na pós-graduação.''

Por fim, Ana Luíza Rodrigues destacou suas trocas e aprendizados na graduação e a importância dessas para a aprovação no mestrado: ser aprovada no programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes da UFMG foi muito significativo pra mim, a realização de um sonho! E certamente o curso de Engenharia Urbana contribuiu totalmente para esse alcance. Pude atuar em monitorias, tutorias, iniciações científicas, projetos de ensino e de extensão que me fizeram sair da minha zona de conforto de diferentes formas e isso foi ótimo! Meu posicionamento como aluna mudou totalmente! Agora, saber que vou poder dar continuidade à pesquisa que fiz por dois anos na IC, agregando ainda mais olhares e realidades, faz meu coração quentinho! Agradeço muito à UFOP e especialmente aos professores incríveis que estiveram comigo nesse processo. Obrigada por tanto!

O DEURB parabeniza a todos alunos pela conquista e deseja sucesso nessa nova etapa de formação da carreira profissional.